segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gêneros textuais


Para se interpretar bem um texto, é preciso conhecê-lo, reconhecendo sua estrutura e compreendendo seu objetivo. Por isso, quanto mais você ler, e de preferência produções de diferentes gêneros, mais fáceis serão entender e interpretar um novo escrito. Assim, você enriquece seu vocabulário e seu conhecimento aumenta. As intertextualidades (textos que fazem referência a outros textos) serão, facilmente, identificadas e você poderá saborear melhor cada nova leitura. Lembre-se de que saber e sabor possuem a mesma etimologia (origem). A seguir serão vistos alguns gêneros textuais encontrados na mídia impressa. Esses são comuns em provas do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos-Universidade de Brasília (CESPE-UNB), por exemplo.

Notícia

Relato de fatos ou acontecimentos atuais, geralmente de importância e interesse para a comunidade, sem comentários pessoais, opiniões ou interpretações por parte de quem escreve. Os títulos são chamativos (manchetes) para atrair a atenção de quem lê. No início do texto, freqüentemente, aparece um pequeno resumo com as informações essenciais do fato noticiado (lide). 


Reportagem

Relato de fatos de interesse do público, com acréscimo de entrevistas e comentários para que possa ter uma visão mais ampla do assunto tratado. Nesse tipo de texto, podem ocorrer interpretações e opiniões acerca do fato relatado, baseadas em estatísticas, depoimentos e comparações com acontecimentos relacionados ao assunto tratado.

Entrevista
Objetiva registrar um depoimento de uma pessoa pública ou que este esteja relacionada a algum acontecimento atual. É utilizada para dar veracidade a uma reportagem ou para saciar a curiosidade dos leitores sobre aspectos da vida profissional ou pessoal do entrevistado. Para tanto, é organizada na forma de perguntas e respostas.

                           Entrevista ao Blog Como Ganhar Online


Editorial

Texto de caráter opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura. Possui estrutura semelhante à de um texto dissertativo, de intenção persuasiva. Nele os editores do veículo expressam, formalmente, sua opinião acerca da mais diversa assunto, principalmente, os mais polêmicos e atuais.

Artigo de opinião

Assim como o editorial também é um texto de caráter opinativo. Porém, ao invés de representar a opinião do veículo em que está sendo divulgado, tem caráter pessoal. Logo, deve vir assinado pelo autor, que se responsabiliza pelo conteúdo, ou seja, pelas opiniões apresentadas.


4 comentários:

  1. muito bom eu so queria o conceito todavia ha´ outros conceitos alem do conceito do artigo de opniao e´ de suma importancia ressaltar outros generos textuais
    muito obrigado.
    estou escrevendo pelo computador por esse motivo nao estou colacando acentos nas palavras
    ass: n i c o l a s
    b j s

    ResponderExcluir