Estrutura do poema
Ø ESTROFE
Estrofe é um conjunto de versos. Uma linha em branco vem antes, e outra, depois da estrofe, separando-a das demais partes do poema e marcando a sua unidade. Há estrofes de diferentes tamanhos. Conforme o número de versos que a compõe, a estrofe recebe um nome diferente:
Número de versos | Nome da estrofe |
Dois versos | Dístico |
Três versos | Terceto |
Quatro versos | Quarteto |
Cinco versos | Quintilha |
Seis versos | Sextilha |
Sete versos | Septilha |
Oito versos | Oitava |
Nove versos | Novena |
Dez versos | décima |
Ø RIMA
Rima é o nome que se dá à repetição de sons semelhantes, ora no final de versos diferentes, ora no interior do mesmo verso, ora em posições variadas, criando um parentesco fônico entre palavras presentes em dois ou mais versos.
Rima é o nome que se dá à repetição de sons semelhantes, ora no final de versos diferentes, ora no interior do mesmo verso, ora em posições variadas, criando um parentesco fônico entre palavras presentes em dois ou mais versos.
Ø RIMAS - RESUMO CLASSIFICAÇÃO QUANTO A TIPOS DE RIMA
posição no verso interna ou externa
semelhança de letras consoantes - rimam consoantes e vogais / toantes - rima apenas a vogal tônica.
distribuição ao longo o poema cruzadas - ABABAB / emparelhadas - AA BB CC / interpoladas - A .... A / misturadas
categoria gramatical pobres (mesma categoria gramatical)/ ricas (categoria gramatical diferente)
extensão dos sons que rimam pobres (identidade da vogal tônica em diante) / ricas (identidade desde antes da vogal tônica)
posição no verso interna ou externa
semelhança de letras consoantes - rimam consoantes e vogais / toantes - rima apenas a vogal tônica.
distribuição ao longo o poema cruzadas - ABABAB / emparelhadas - AA BB CC / interpoladas - A .... A / misturadas
categoria gramatical pobres (mesma categoria gramatical)/ ricas (categoria gramatical diferente)
extensão dos sons que rimam pobres (identidade da vogal tônica em diante) / ricas (identidade desde antes da vogal tônica)
Ø VERSO
Verso é uma unidade rítmica em cujos limites se acham as unidades de sentido de que se compõe o poema (ou simplesmente linha poética).
São geralmente classificados quanto ao número de sílabas que são constituídos:
Monossílabas
Dissílabos
Trissílabos
Verso é uma unidade rítmica em cujos limites se acham as unidades de sentido de que se compõe o poema (ou simplesmente linha poética).
São geralmente classificados quanto ao número de sílabas que são constituídos:
Monossílabas
Dissílabos
Trissílabos
Tetrassílabos
Pentassílabos - (redondilha menor)
Hexassílabos
Heptassílabos - (redondilha maior)
Octassílabos
Eneassílabos
Decassílabos - (heróico / sáfico)
Hendecassílabos
Dodecassílabos - (alexandrino)
Pentassílabos - (redondilha menor)
Hexassílabos
Heptassílabos - (redondilha maior)
Octassílabos
Eneassílabos
Decassílabos - (heróico / sáfico)
Hendecassílabos
Dodecassílabos - (alexandrino)
Ø MÉTRICA
O número fixo de sílabas coordenado com a distribuição das sílabas fortes e fracas constitui um metro poético e o seu estudo recebe o nome de métrica.
O número fixo de sílabas coordenado com a distribuição das sílabas fortes e fracas constitui um metro poético e o seu estudo recebe o nome de métrica.
Ø RITMO
O ritmo poético, que na essência não difere das outras modalidades de ritmo, se caracteriza pela repetição. O ritmo consiste na divisão perceptível do tempo e do espaço em intervalos iguais. Quando a poesia se constitui de unidades rítmicas iguais, diz-se que a versificação é regular; quando isto não ocorre, a versificação é irregular ou livre.
Em português o ritmo poético é assegurado pela utilização dos seguintes expedientes que se podem combinar de maneira variadíssima:
número fixo de sílabas;
distribuição das sílabas fortes (ou tônicas) e fracas (ou átonas);
cesura;
rima;
aliteração;
encadeamento;
paralelismo.
O ritmo poético, que na essência não difere das outras modalidades de ritmo, se caracteriza pela repetição. O ritmo consiste na divisão perceptível do tempo e do espaço em intervalos iguais. Quando a poesia se constitui de unidades rítmicas iguais, diz-se que a versificação é regular; quando isto não ocorre, a versificação é irregular ou livre.
Em português o ritmo poético é assegurado pela utilização dos seguintes expedientes que se podem combinar de maneira variadíssima:
número fixo de sílabas;
distribuição das sílabas fortes (ou tônicas) e fracas (ou átonas);
cesura;
rima;
aliteração;
encadeamento;
paralelismo.
Ø ESTRATO
Segundo Salvatore D'Onofrio (Poema e Narrativas: Estruturas), o poema é dividido em "estratos". Cada estrato enfoca um aspecto do poema. Os principais são:
Estrato gráfico;
Estrato fônico;
Estrato lexical;
Estrato sintático;
Estrato semântico;
http://www.geocities.com/SoHo/Den/3329/teoria.html
Segundo Salvatore D'Onofrio (Poema e Narrativas: Estruturas), o poema é dividido em "estratos". Cada estrato enfoca um aspecto do poema. Os principais são:
Estrato gráfico;
Estrato fônico;
Estrato lexical;
Estrato sintático;
Estrato semântico;
http://www.geocities.com/SoHo/Den/3329/teoria.html
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